A Fotografia Comercial

Na era atual, todos somos fotógrafos, talvez por isso a fotografia hoje seja um ato tão banal que as vezes sofre pela virtual simplicidade. Mas a fotografia comercial é outra história, nesse segmento os fotógrafos profissionais são necessários. Fotografia comercial (ou corporativa) é aquela feita para vender alguma coisa, frequentemente empregada nos anúncios, folders, sites, etc. Com o mercado saturado de profissionais, como podemos reconhecer um genuíno fotógrafo comercial? Os melhores profissionais possuem algumas características básicas:

  • Sensibilidade para interpretar um briefing;
  • Criatividade para sugerir ideias ao briefing inicial do cliente;
  • Carisma para fazer o cliente aceitar sugestões;
  • Talento para adequar o briefing a um investimento restrito;
  • Amabilidade para tratar com as diferentes pessoas envolvidas (cliente, agência, equipe técnica), cada uma com seus próprios interesses;
  • Dinheiro para investir na frente, caso seja necessário gastar para produzir ou investir em novos equipamentos;
  • Nervos de aço para suportar os problemas e imprevistos de produção;
  • Tenacidade para aguentar situações adversas de trabalho, como calor, frio, umidade, poeira, mosquitos, abelhas, barulho e cheiro desagradável;
  • Resistência para suportar longas horas em posições pouco confortáveis, quase sempre levando muitos kg de equipamento;
  • Habilidade técnica para executar o trabalho com precisão;
  • Rapidez para cumprir prazos;
  • Conhecimento avançado de edição e técnicas de pintura digital (Photoshop);
  • Serenidade para encarar eventuais refações ou mudanças de objetivos durante a execução do trabalho;
  • Astúcia para gerir o seu próprio negócio, visando um lucro compatível ao trabalho que será executado;
  • Amor pelo seu trabalho, sem isso é melhor mudar de profissão.

Esse é o meu mantra! Cada um desses atributos é necessário para produzir aquilo que chamo de Fotografia Comercial. Na prática, procuro criar imagens que impactem instantaneamente, para isso emprego diversas técnicas e conhecimentos de pintura. Uma boa foto comercial deve atrair a atenção e transmitir uma ideia positiva, mas também favorecer a sua aplicação na publicidade.

Para ilustrar, criei um comparativo entre as imagens reais e as criadas por mim (no topo). Nesse comparativo fica claro que não basta ter apenas uma câmera e lentes profissionais, afinal ambas as fotos foram feitas com o mesmo equipamento. A diferença é por conta do trabalho de iluminação e de pintura digital, onde a realidade é manipulada e moldada conforme a necessidade do projeto em questão.

938H-comp

938H-comp-orig


345D-comp

345D-comp-orig


416E-comp

416E-comp-orig


770-comp

770-comp-orig

Estúdio Clicketz - Produtora de vídeo e fotografia em Curitiba background image
Opa! As imagens são protegidas por leis de direitos autorais. Por favor, entre em contato caso queira adquirir alguma foto.
× Entre em contato!