A Fotografia Comercial

Na era atual, todos somos fotógrafos, talvez por isso a fotografia hoje seja um ato tão banal que as vezes sofre pela virtual simplicidade. Mas a fotografia comercial é outra história, nesse segmento os fotógrafos profissionais são necessários. Fotografia comercial (ou corporativa) é aquela feita para vender alguma coisa, frequentemente empregada nos anúncios, folders, sites, etc. Com o mercado saturado de profissionais, como podemos reconhecer um genuíno fotógrafo comercial? Os melhores profissionais possuem algumas características básicas:

Esse é o meu mantra! Cada um desses atributos é necessário para produzir aquilo que chamo de Fotografia Comercial. Na prática, procuro criar imagens que impactem instantaneamente, para isso emprego diversas técnicas e conhecimentos de pintura. Uma boa foto comercial deve atrair a atenção e transmitir uma ideia positiva, mas também favorecer a sua aplicação na publicidade.

Para ilustrar, criei um comparativo entre as imagens reais e as criadas por mim (no topo). Nesse comparativo fica claro que não basta ter apenas uma câmera e lentes profissionais, afinal ambas as fotos foram feitas com o mesmo equipamento. A diferença é por conta do trabalho de iluminação e de pintura digital, onde a realidade é manipulada e moldada conforme a necessidade do projeto em questão.

938H-comp

938H-comp-orig


345D-comp

345D-comp-orig


416E-comp

416E-comp-orig


770-comp

770-comp-orig